sábado, 15 de maio de 2010

Resenha - Bernadeth Ribeiro da Silva


“ Um Sonho de Liberdade” – um filme sobre a esperança!

Um sonho de liberdade é um filme de drama que foi produzido em, 1994. Com direção e roteiro de Frank Darabont. Baseado na estória de Stephen King. Foi indicado a sete Oscares: melhor ator com Morgan Freeman, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor fotografia, melhor som, melhor trilha sonora e melhor filme. Mas, infelizmente, não conseguindo levar nenhum desses prêmios. Perdendo ainda o de melhor filme para Forrest Gump – O contador de histórias.
Este filme se passa em uma prisão e conta a história de Andy Dufresne, um banqueiro que fora injustamente condenado pelo assassinato de sua esposa e amante. Tendo como pena a prisão perpetua. Na cadeia, encontra Red um prisioneiro que também cumpria pena de prisão perpetua e comandava o mercado negro no presídio. Red é uma pessoa que já estava acostumado em permanecer no presídio, Andy por sua vez possuía uma esperança inabalável de sua liberdade. É esta fé que os une. E faz com que Andy suporte a violência dos guardas e um diretor corrupto. Por ser um homem culto e bem educado, ele aos poucos adaptar a cadeia em um ambiente melhor, com a criação de uma biblioteca na cadeia. E valendo de suas habilidades Andy começa a ganhar favores em troca de fazer a contabilidade dos negócios sujos do diretor Samuel Norton.
No final, Andy consegue fugir por um túnel que ele fez durante anos. Dando um golpe de mestre ainda leva todo o dinheiro do diretor e o denuncia por atos de corrupção. Red consegue sua liberdade condicional, mas não se adaptar ao mundo fora da prisão. Então vai ao encontro de Andy no México.
Este filme tenta passar que a esperança e foco no seu desejo podem fazer tudo possível. Percebe-se através do cromatismo do filme que no começo é escuro e no final torna-se colorido, revelando a trajetória de alguém que percorreu por um caminho sombrio no final é iluminado e promissor da liberdade.